Quem sou eu

Sobral, CEARÁ, Brazil
Formado em Biologia (Licenciatura) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - Sobral - CE.Especializando em Gestão Escolar pela UNOPAR. Professor de Ciências no Ensino Fundamental 2, no CSETI Maria Dorilene Arruda Aragão pelo Município de Sobral no Estado do Ceará.

quinta-feira, 24 de março de 2011

MODELO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS

Estrutura do Relatório

1- Capa
2- Folha de rosto (opcional)
3- Sumário ou índice (opcional)
4- Introdução - Fundamentos Teóricos
5- Objetivos
6- Materiais Utilizados
7- Procedimento Experimental
8- Resultados e Discussão
9- Conclusões
10- Anexos (opcional)
11- Bibliografia

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS

Um relatório de aula prática deve apresentar uma linguagem direta, simples, impessoal e precisa. Não devem ser emitidas opiniões pessoais no texto, e sim deduções relativas ao resultado, de acordo com a bibliografia. Sabe-se que quando o trabalho experimental envolve seres vivos, é difícil obter resultados uniformes, pois estes tem variações numa mesmo população, e porque pode ocorrer que nem todos os fatores envolvidos na experiência estejam sendo controlados.

  • Sugestões para um Relatório
1. CAPA

É a identificação do relatório e dos autores. Deve conter: Nome da escola; disciplina; série; turma; turno; nome/equipe; título; local; data. Deve ser padronizado e formal.



2. INTRODUÇÃO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS

É a síntese do conteúdo pesquisado, convidando o leitor para o relatório e todos os conceitos relacionados ao tema pesquisado. Conceitos consultados nas referências bibliográficas.

3. OBJETIVOS

É o motivo da realização da prática que pode ser fornecido ou não para os alunos.

4. MATERIAIS UTILIZADOS

Listagem de todos os equipamentos utilizados na atividade prática.

5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Deve ser relatado com detalhes pelo aluno. O aluno deve imaginar, ao relatar o procedimento, que seu relatório será utilizado por outras pessoas para realização da mesma prática.

6. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Onde se expões os resultados obtidos na prática.

7. CONCLUSÃO

As conclusões são feitas com base nos resultados obtidos; são deduções originadas da discussão destes. São afirmativas que envolvem a idéia principal do trabalho.

8. ANEXOS

É a parte onde estão anexados: questionamentos, esquemas, gravuras, tabelas, gráficos, fotocópias, recortes de jornais, revistas, etc.

9. BIBLIOGRAFIA

A bibliografia consultada deve ser citada. A citação do livro deve conter, nome do autor, título da obra, número da edição, local da publicação, editora, ano da publicação e páginas.



Fonte: Professor Cesar Brasileiro e Manual de Práticas Laboratoriais de Biologia do Governo do Estado do Ceará.

2 comentários:

  1. muito bom, me auxiliou bastante no relatório desenvolvido. coincidencia, meu professor é do Ceará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg, infelizmente passei muito tempo sem movimentar o blog, mas ja estou começando a organizá-lo para novas postagens. abraço.

      Excluir